Translations 3

English (en-US)

Name
Biography

Hideyo Amamoto (天本 英世 Amamoto Hideyo) was a prolific Japanese actor from the Wakamatsu ward of Kitakyūshū best known for portraying Dr. Shinigami in the original Kamen Riderseries as well as many other characters in tokusatsu films and theGodzilla series. Amamoto also used the pseudonym of Eisei Amamoto for most of his career, Eisei being a misreading of the kanji in his real name, Hideyo. He died on March 23, 2003 from acute pneumonia at the age of 77.

Japanese (ja-JP)

Name
Biography

Portuguese (pt-BR)

Name
Biography

Nascido na antiga província de Wakamatsu, hoje conhecida como Wakamatsuku, em Kitakyushu, Fukuoka, a 2 de janeiro de 1926, Amamoto Hideyo começou a cursar o ensino básico em seu vilarejo, até que foi forçado a se alistar aos 19 anos em 1945. Por ser um jovem que se opunha aos ideais da entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial, recusou-se a ordens de seu oficial superior sendo detido por um período até a capitulação do país, em agosto daquele ano, quando foi libertado.

Aos 22 anos, entrou para a Universidade Imperial de Tókio, onde pretendia ingressar no campo de Ciências Internacionais e tornar-se diplomata, porém desiludido com o curso que a política do Japão estava tomando, abandonou o campo e decidiu dedicar-se as artes e ao teatro.

Em 1954 estreou nos palcos em sua primeira peça: Otello, de Willian Shakespeare. Depois foi convidado a atuar em seu primeiro filme: Nijushi no Hitomi, do diretor Kinoshita Kysuke (1912-1998), onde fez o papel do marido da personagem principal: uma professora que tenta, durante a Guerra, ensinar aos alunos a beleza do mundo, mesmo sabendo secretamente da possibilidade de que muitos deles poderão morrer no evento.

Continuou atuando como ator independente até assinar um contrato com a cinematográfica Toho em 1958, onde começaria a atuar o tipo de personagem que lhe daria fama em seu país e no mundo: o de vilão.

Antes de despontar como vilão, Amamoto fez varias atuações em filmes de efeitos especiais, como Gorath (1962), Ghidorah (1964, que depois viria a integrar a série Godzilla) e Ebirah, Terror das Profundezas (1966).

Foi em 1972, que interpretou um dos personagens mais importantes de sua carreira: Shinigami Hakase, ou Doutor Shinigami, também conhecido como Doutor Morte, o segundo vilão chefe do seriado Kamen Rider.

Alto (media 1,80m) e magro (pesava aproximadamente 65kg), surgiu no episódio "Confronto Mortal! O Monstro da Neve Contra Os Dois Kamen Riders" para substituir o chefe General Zol, que havia sido derrotado por Kamen Rider, vestido com um terno branco sob uma longa capa com grandes golas vermelhas, o personagem sombrio, assustador na época se tornou um dos vilões mais conhecidos dos seriados tokusatsu já criados.

Em 1980 começou a organizar uma excursão para a Espanha, com vários artistas onde realizava a leitura da poesia do espanhol Garcia Lorca (1899-1936), pouco tempo depois estas excursões se tornaram anuais.

Em 1984, aos 58 anos, Amamoto participou do seriado tokusatsu "Machineman ", onde interpretou outro de seus personagens mais conhecidos: Professor K, líder da Organização Tentáculo, e cujo objetivo era eliminar todas as crianças do mundo.

Em 1991, começou a fazer aparições frequentes da TV, no programa Takeshi, Itsumi no Heisei Kyōiku Iinkai ao lado, entre outros, do diretor Takeshi Kitano e da atriz Takata Mayuko.

Seu último trabalho foi em 2001, no papel do professor profeta Isayama Hirotoshi, no filme "Godzilla, Mothra e King Ghidorah - Os Monstros Gigantes Atacam Novamente"

Amamoto Hideyo morreu em 23 de março de 2003, aos 77 anos vítima de pneumonia agúda em um hospital de Wakamatsuku, Fukuoka, sua cidade natal.

Em outubro de 2005, suas cinzas foram transportadas para sua amada Espanha e lançadas na nascente do rio Guadalquivir, em Andaluzia

You need to be logged in to continue. Click here to login or here to sign up.

Can't find a movie or TV show? Login to create it.

Global

s focus the search bar
p open profile menu
esc close an open window
? open keyboard shortcut window

On media pages

b go back (or to parent when applicable)
e go to edit page

On TV season pages

(right arrow) go to next season
(left arrow) go to previous season

On TV episode pages

(right arrow) go to next episode
(left arrow) go to previous episode

On all image pages

a open add image window

On all edit pages

t open translation selector
ctrl+ s submit form

On discussion pages

n create new discussion
w toggle watching status
p toggle public/private
c toggle close/open
a open activity
r reply to discussion
l go to last reply
ctrl+ enter submit your message
(right arrow) next page
(left arrow) previous page

Settings

Want to rate or add this item to a list?

Login